quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A arte de ser coerente

Hoje passei o dia em confronto directo com o meu Eu...Que dia extenuante!Dúvidas, questões e compreensões de realidades!Credo...às vezes é quase preferível não pensar.
Coerência significa, numa busca rápida pelo dicionário, ligação, conexão, de um conjunto de ideias ou de factos, formando um todo lógico. Hoje perguntei-me se não será muito mais do que isto.
A coerência parece-me uma entidade utópica! Ser coerente é muito mais do que formar um todo lógico, é conseguir manter no mesmo nível pensamentos, sentimentos e comportamentos, é conseguir ser ontem, hoje e amanhã o mesmo ser humano. Claro que não estou defendendo o não crescimento interior, isso fará sempre parte da natureza humana, mas crescer não aplica mudança quantitativa e sim qualitativa.
Será que a sociedade se esqueceu que a coerência é uma das virtudes mais importantes?A falta desta virtude leva, sem dúvida, à descrença. Atravessamos uma crise económica, mas a meu ver a crise dos valores trará a longo prazo consequências muito mais devastadoras.
Para mim a arte de ser coerente implica duas batalhas diferentes, ou seja, conseguir diariamente, em todos os momentos das 24 horas, manter o meu Eu em uníssono com aquilo que penso, sinto e faço, mas também conseguir dizer uma coisa hoje e fazer amanhã precisamente aquilo que vai de encontro a essa coisa e não o seu contrário!Tarefa árdua...
E quantas vezes a sociedade, para não especificar nada pois não quero levar estas ideias para o campo pessoal, nos exige que nos comportemos de uma maneira, quando na realidade pensamos e sentimos o seu inverso????
Talvez seja necessário atribuir a este encanto, a esta capacidade, a esta virtude, um número, tal como atribuímos ao cinema o número 7 das artes.
Parece que ser coerente é tão artístico e espectacular quanto realizar e produzir um filme!

3 comentários:

Lena disse...

Credo, gostei muito! Bom trabalho agora é só continuar!

Anónimo disse...

Uma tarefa dificil a coerência...mas um principio de existência essencial....Belo texto..

Anónimo disse...

Talvez assim, do modo como expões, coerência seja um equilíbrio entre sentir, pensar e agir... só assim compreenderias o porquê de, mesmo nesse triêngulo tão místico ororram algumas "incoerências"...